sexta-feira, 17 de outubro de 2014

CAMPHORA : A INTEGRAÇÃO YIN E YANG PARA A ENERGIA VITAL

Dando prosseguimento ao meu trabalho de Astrologia & Homeopatia (http://www.templodeminerva.com/homeopatia.html), ofereço a vocês mais este estudo.
 
Deve-se diagnosticar por analogia. O médico deve ser alquimista e astrólogo. Sem a arte da interpretação astrológica, o médico é um 'pseudomédico'. O corpo tem uma correspondência com os ciclos astrológicos, as constelações possibilitam o diagnóstico e indicam a terapia a seguir. O astro demonstra a enfermidade e a morte, mas também a saúde e a cura.”
Nas curas se há de sempre ter em mente o semelhante pelo semelhante (similia similibus curantur), pois nunca se deve receitar uma planta de Vênus para uma doença de Saturno.”
Paracelso
Quem pratica a medicina sem beneficiar-se do movimento das estrelas e dos planetas é um tonto.”
Hipócrates, pai da Medicina

CAMPHORA
O vegetal:

Árvore que alcança 30 metros de altura, de crescimento lento, nativa de Formosa, China e Japão. O princípio ativo é encontrado em todas as partes da árvore, mas sua formação é ainda mais lenta do que seu crescimento, ou seja, são necessários 50 anos de vida para iniciar a extração de sua matéria prima.
Similitudes e Sincronicidades:
Sua ação no organismo é bem polarizada, conforme observações do mestre Hahnemann em sua “Matéria Médica Pura”:
A ação dessa substância é muito enigmática e difícil de determinar mesmo em organismos hígidos, porque sua ação primária rapidamente alterna e se mistura com as reações da vida (ação secundária), mais amiúde do que ocorre com qualquer outro medicamento, de forma que é frequentemente árduo distinguir o que deve ser descrito como reação do corpo, e o que deve ser a ação alternante da cânfora em sua ação primária.”
Esta dualidade ou alternação entre ações primárias e secundárias da substância, confundindo as reações vitais do organismo podem estar relacionadas à integração entre o Yin e o Yang na Natureza que, em sua essência, estão contidos um no outro.
O uso da sua matéria prima homeopatizada depende do extremo da manifestação da doença que conduz o indivíduo tanto a estados...
Yin (-) : passivo, introspectivo, imóvel, em choque, cataléptico ou em EQM (estado de quase morte); como...
Yang (+) : colérico, febril, descontrolado e apresentando inflamações.
A camphora produz o efeito de equilíbrio entre os extremos. Esta qualidade harmonizadora também faz parte da função de antidotar os efeitos extremos de medicamentos homeopáticos administrados erroneamente.
Sua ação também é extremamente benéfica em colapsos nervosos, quando o indivíduo apresenta palidez marmórea, sem calor vital, lábios cianóticos e hálito frio. A eficácia nas convulsões e nos EQMs remetem a pessoas cujos mapas astrológicos de nascimento possuem aspectos relevantes envolvendo a 8ª casa, cujos assuntos são a morte, as transformações, as perdas e o contato com o inconsciente profundo. Além disto, seu mapa pode revelar a necessidade de unir extremos como oposições (180º) entre astros no eixo correspondente à 8ª e sua complementar, 2ª casa astrológica. A sensação de morte, falta de proteção divina que permite perdas tão dolorosas que podem dar ensejo ao colapso nervoso, ou seja, o “desligamento” de alguns sensores que mudam o comportamento da pessoa. Um dos aspectos entre as casas astrológicas acima que é muito similar a este estado é:
Plutão na 2ª casa oposto a Mercúrio na 8ª: O mundo imanente tende a estar fora do controle, em constante turbulência, sujeito a mudanças e perdas constantes (Plutão). A perda do controle se estende à mente (Mercúrio) que se preocupa com as mudanças e tenta racionalizar os conteúdos do inconsciente que se manifestam em crise e colapso.
A camphora é empregada em situações de resfriamento físico e vale lembrar que a energia primordial “Frio” está presente nos elementos da natureza de polaridade Yin: Água e Terra. Portanto, pessoas cujo mapa astrológico tem o signo ascendente localizado nos signos energeticamente Yin (Câncer, Escorpião, Peixes, Touro, Virgem e Capricórnio) tendem a perder o calor vital com mais facilidade. Devemos lembrar que o Ascendente demonstra, dentre outras coisas, as características físicas do indivíduo e suas vulnerabilidades. Existem outras características da polaridade Yin no Ascendente que não envolvem necessariamente os signos supracitados, mas a presença de astros cuja energia seja semelhante ao “Frio” (Yin)  como Saturno ou Netuno, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário