quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Artemisia abrotanum e a carência canceriana (Astrologia e Homeopatia)

Nas curas se há de sempre ter em mente o semelhante pelo semelhante (similia similibus curantur), pois nunca se deve receitar uma planta de Vênus para uma doença de Saturno.”

'As Plantas Mágicas – Botânica Oculta' Paracelso

O vegetal:

Herbácea, perene, pode chegar a 1,5m de altura. Nativa da Europa e Ásia. De suas folhas, extrai-se a substância usada contra a malária.
 
Sincronicidades:
Etimologicamente, seu nome vem de Arthemis, deusa grega irmã gêmea de Apolo, que nasceu antes dele e ajudou sua mãe, Leto, no parto. Deusa consagrada à Lua e invocada nos partos difíceis.
Sobre deusas lunares: Arthemis representa a proteção e as fases lunares. Está impressa no arcano maior do Tarot de Crowley (Sacerdotisa): poderes psíquicos e mistérios femininos.
Ceres representa o arquétipo da nutrição, a mãe que alimenta os filhos como citado no “Mito de Erisicton” (Homeopatia Metafísica Repertorizada por José Alberto Moreno).
 
Paracelso também atribuiu esta planta à Lua e recomendava sua infusão em caso de problemas estomacais, no fluxo menstrual, além de facilitar o parto.
Por isto é a substância homeopatizada indicada para a desnutrição ou a não assimilação do alimento. A alimentação, a nutrição, a proteção são possibilidades da Grande Mãe, ou seja, o arquétipo ligado ao signo de Câncer, cujo astro regente é a Lua. Acredito que esta desnutrição vai além da falta do alimento para o corpo físico. O sentimento de carência afetiva e a falta de cuidados como proteção e acolhimento também têm sincronicidade com a Artemísia.
O apetite não saciado gera ansiedade que pode desencadear depressão posteriormente. O biótipo do emagrecimento e do envelhecimento precoce têm em Saturno o seu referencial, pois é o astro das restrições e dos limites. Portanto, Saturno na quarta casa da mandala astrológica de nascimento pode fazer aspecto desafiador (90º) ao Ascendente e originar o biótipo. O Ascendente representa a troca energética com outros microcosmos, a quarta casa é o lar: retrições na infância, carências em vários níveis, inclusive no emocional podem afetar a aparência física e levar o indivíduo a uma atitude mais ansiosa ou depressiva diante dos estímulos do mundo externo ou em relação a outros microcosmos (indivíduos).
A depressão, o mau humor são estados doentios provocados pelas possibilidades não colapsadas no contato entre Saturno (restrições, limites, bloqueios) e a Lua no mapa astrológico de nascimento. Além do mais, estes aspectos de Saturno com o Ascendente ou com a Lua podem se transformar em supressão, ou seja, energia destrutiva incubada que dá origem a metástases.
Gostou? Leia mais sobre minhas pesquisas sobre Astrologia e Homeopatia: http://www.templodeminerva.com/homeopatia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário