quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Aurum metallicum : O Sol Alquímico em Homeopatia & Astrologia

O mineral:

O ouro (“aurum” = brilhante em latim) é conhecido desde a Antiguidade e é utilizado na confecção de jóias, na indústria e na eletrônica, bem como investimento em reserva de valor. Metal brilhante e amarelo, maleável, dúctil. O ouro puro é extremamente mole para ser usado. Por isto, é endurecido com cobre e prata formando liga metálica. Nas infinitesimais doses homeopáticas porém, ele é utilizado na sua forma pura, tal qual o ouro pulverizado usado pelos médicos árabes, de acordo com Hahnemann.
Sincronicidades:
Trata-se do “rex metallorum” dos alquimistas. Geber (Abu Musa Jabir ibn Hayyan), na “Tradição da Alquimia” o define: matéria que alegra e conserva o corpo juvenil.
Serapion, o Jovem (séc. X) recomendava-o “ouro pulverizado é útil em melancolia e fraqueza do coração”.
Tradicionalmente, o ouro é usado como símbolo de nobreza, realeza, ostentação e destaque. Também é o metal que os alquimistas, metaforicamente, pretendiam obter do chumbo E aí está uma grande lição da sabedoria alquímica: segundo o médico e ocultista Gèrard Anaclet Vincent Encausse (Papus), baseando-se nos ensinamentos de alquimistas como Paracelso, o ouro é o metal atribuído ao Sol, assim como o chumbo é atribuído a Saturno. Na Astrodiagnose, melancolia e depressão podem ser consequências da dificuldade em se conscientizar diante de aspectos desafiadores entre Saturno e o Sol, tanto no mapa astrológico de nascimento como em trânsitos planetários periódicos.
Portanto, a transformação alquímica do chumbo em ouro simboliza a parte do processo de individuação onde o indivíduo reconhece o seu valor, seu propósito de vida e começa a identificar seu Self mediante possibilidades que surgem durante ciclos saturninos, quando é difícil remover o peso e as restrições do chumbo, invólucro que conduz o ser ao pessimismo e à depressão.
O signo de Leão e seu astro regente, o Sol, são compatíveis energeticamente com a auto-expressão, a vitalidade, o brilho e a vivacidade. É o signo da criatividade e, tudo aquilo que criamos representa parte de nós mesmos, desde uma peça de artesanato ou uma canção, até um filho. Por isto que amamos nossas criações. Quando a auto-estima do indivíduo está muito baixa, ele tende a anular-se até – em casos mais extremos – apelar para o suicídio. Vários acontecimentos podem acionar este bloqueio da nossa auto-estima e luz interior como fracasso afetivo, profissional, constante revisão dos erros do passado que nos conduz para o estado melancólico.
O tropismo pelo sistema cardiovascular também encontra eco nos antigos ensinamentos de Hiparco, além das mais recentes pesquisas do rosacruciano Max Heindel que atribuem ao Sol e a Leão a correspondência com o coração, a aorta e a veia cava.
Aqueles que, além da depressão, também desenvolvem a raiva, o sentimento de culpa e o sofrimento por qualquer perda, e têm dificuldade em expressar estes sentimentos podem ter em seu mapa de nascimento Saturno no signo de Leão fazendo aspecto supressor com Marte em Escorpião, por exemplo, que leva a restrições e medo em expressar suas atitudes instintivas ou emocionais. Saturno localizado no signo de Leão desafia o indivíduo a reconhecer e projetar o arquétipo paterno ou da autoridade. Na ausência da figura paterna ou, até mesmo, no excesso de autoritarismo da mesma, o indivíduo tende a super valorizar seu ego e projetar máscaras. Durante esta projeção e valorização do ego, torna difícil o reconhecimento do self, da mônada quântica ou da alma, que é a essência do ser. Diante deste desequilíbrio, o indivíduo está bloqueado para manifestar seu verdadeiro “Eu Sou” e revela desconforto, insegurança, agressividade, culpa e outras reações doentias.
Aurum metallicum reestabelece seu Sol e brilho interno, transmuta os medos e inseguranças no puro ouro de seu Self, transformando o indivíduo em um ser mais íntegro, sem culpas e retrições.
Reestabelecendo seu arquétipo interno representado pelo signo de Leão, o indivíduo valoriza a si mesmo e aos outros readquirindo auto-estima, podendo conectar-se através do Amor com outros indivíduos, pois seu chakra cardíaco voltou a seu padrão de vibração graças ao Aurum metallicum.
Quer conhecer mais sobre Homeopatia & Astrologia? Acesse: http://www.templodeminerva.com/homeopatia.html

Um comentário: